Vencendo Gigantes


UM GIGANTE CHAMADO PERPLEXIDADE

 

Verso Para Decorar: Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. I Pedro 5.7.

Texto Básico: Números 13

Verdade Central: Procure demonstrar firmeza em todos os momentos. A pessoa que perde a coragem de defender sua fé é como uma folha na ventania. Nunca sabe para aonde está sendo levada”.

INTRODUÇÃO

O texto básico nos diz que Moisés manda doze espias adentrarem à terra prometida para uma verificação estratégica. O relatório é extremamente pessimista da parte da maioria. Apenas dois voltam falando bem do que viram.

O que levou os 10 a falarem mal da terra? - A terra não era aquilo que eles mais esperavam? Por que tanto pessimismo? Onde nasceu isto? Do que foram vítimas os dez espias de Moisés? Que bicho os picou para que pensassem assim?

A síndrome de perplexidade do futuro parece ser tão comum hoje quanto foi naquele tempo. Alguns ingressam na vida cristã como alguém que comprou um ingresso para entrar na Disney World. Esperam só alegria, entretenimento, fantasia e nunca desafios, lutas e conquistas.

A seguir três pontos importantes para serem discutidos:

I – A PRIMEIRA IMPRESSÃO É A QUE FICA

Quando os doze adentraram a terra, tiveram a impressão desejada. Tudo parecia reluzir. Tudo era muito agradável. Parecia um sonho. Ficaram tão encantados que chegaram até a nomear um lugar como Vale de Escol (vale de cacho), porque encontraram uva em cachos grandes. Havia muitas frutas: uvas, romãs e figos e muitos outros. Foram precisos dois homens para carregarem um cacho de uva sobre uma verga (vv. 23,24). Porém, essa impressão reluzente não permaneceu por muito tempo na disposição da maioria deles.

Esse é o maior perigo que corremos na vida cristã: “Um jardim de rosas, pode ser muito colorido e perfumado, mais se não tivermos cuidados suficientes os espinhos podem nos causar feridas irreparáveis”.

A primeira impressão da conquista não pode ser pisoteada pela dificuldade de luta por um sonho. Gosto muito de uma frase de Carlos Drumond de Andrade: “Fácil é sonhar todas as noites. Difícil é lutar por um sonho. Eterno, é tudo aquilo que dura uma fração de segundo, mas com tamanha intensidade, que se petrifica, e nenhuma força jamais o resgata”.

Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão. IS 40:31.

II - QUANDO A PERPLEXIDADE FALA MAIS ALTO

O texto diz que eles voltaram 40 dias depois. O relatório, entretanto é extremamente pessimista (vv. 26-29). Mais afinal, o que viram de tão assustador? Os monstros; os gigantes; os povos famosos pela crueldade insana, não eram apenas miragem ou fruto das suas imaginações, eram reais. Não havia dúvidas de que o perigo era eminente e isso causou uma perplexidade sem precedentes. Parece que já começaram a sentir o famoso complexo de perseguição. O Argumento para tamanho disparate parecia convincente: A terra verdadeiramente mana leite e mel, mas... O povo que nela habita...

Fizeram à palavra de Deus mentirosa. Deus havia tirado-os do Egito para lhes dar um presente de grego na terra de Canaã! Desencorajam o povo e o povo chora (Cap.14.1-3) o povo quer um novo líder, o povo quer voltar (v.4).

Há pessoas que lutam anos para conseguir alguma coisa. Quando estão prestes a conseguir, desistem, perdem o prazer. Procure demonstrar firmeza em todos os momentos. A pessoa que perde a coragem de defender sua fé é como uma folha na ventania. Nunca sabe para aonde está sendo levada”. Esse é o comportamento do qual se refere o salmista no Salmo 1:4: “São como a moinha que o vento espalha”.

De onde se originou tudo isto? Não foi do que realmente eles viram. As agruras do deserto podem ter criado monstros na cabeça deles. A Monotonia (más conversações) pode ter corrompido suas determinações. "As más conversações corrompem os bons costumes" (1ª Co. 15:33). Não permita que as circunstâncias definam o teu nível de fé (Jr 17.7-8).

Quando você converteu te disseram que você teria paz, seria salvo, que o Espírito Santo moraria em você, e isso é verdade, mas não se iluda: as lutas, os desafios, as provas, também são reais. Não deixe que na tua cabeça se crie monstros, fantasmas, gigantes, preocupações desnecessárias. Vença pela fé o gigante da perplexidade. Ao que vencer a promessa de Deus é incomparável (Ap. 2:7,17,26; 3:21).

III - QUANDO O SUCESSO É UMA QUESTÃO DE VISÃO

Os dois outros espias, Josué e Calebe, trazem uma informação positiva da terra: “Temos condição de prevalecer contra ela. Somos mais fortes” (Cap.13:30). Para Josué e Calebe a terra era um sucesso (vv. 11-12). A terra era muito boa (Cap. 14:7). Então diziam: “A terra será nossa se o Senhor se agradar de nós”(v. 8). “O Senhor será conosco” (v. 9).

Diante de tanta determinação e coragem, o cap. 14:24 nos diz que a resposta de Deus foi imediata. No entanto no verso anterior (v. 23), fica demonstrado claramente como Deus trata gente complicada, que se deixa influenciar pelo mal ou apenas pelas aparências, culpando tudo e todos pela sua derrota: Ele a vai deixando no meio do caminho. Uma frase de um poeta Italiano chamado Publilus Syrus diz: “Tolo é aquele que afundou seu navio duas vezes e ainda culpa o mar”.

Conta-se uma história que um grande empresário Brasileiro no ramo de calçados enviou dois funcionários para um país muito pobre do continente Africano para uma pesquisa de mercado. A ordem era que quando concluíssem a pesquisa, deveriam enviar um relatório para a empresa, dando todos os detalhes necessários para montagem de uma indústria naquele país. Depois de algum tempo chegaram os relatórios com as seguintes informações: 1º relatório: “Patrão, não monte sua indústria nesse país, aqui ninguém usa sapatos”! 2º relatório: “Patrão, monte logo sua indústria nesse país, aqui ninguém usa sapatos”! Um enxergou o fracasso o outro o sucesso. O sucesso é, e será sempre uma questão de visão. Li uma frase certa vez que me chamou a atenção: “Vá o mais longe que você puder ver. Quando você chegar lá, vai poder ver mais longe ainda”.

CONCLUSÃO

Jesus disse aos seus discípulos para não estarem perplexos quanto o dia de amanhã. A perplexidade do dia de amanhã, pode nos tornar fracassados. Desfaça os gigantes da sua mente. Veja as coisas como elas realmente são e não como a perplexidade faz com que elas se pareçam e sejam na tua cabeça. Infelizmente existem muitos cristãos nos dias de hoje, querendo usar equipamentos de alpinistas para escalar um cupim. Siga o conselho da Palavra de nosso Deus: Entregue-me todas as suas preocupações e Eu o Senhor Deus, cuidarei de você (I Pedro 5.7 – BLH).

1 2 3 4 5 6 7 8

Ministérios Locais


 

This free website was made using Yola.

No HTML skills required. Build your website in minutes.

Go to www.yola.com and sign up today!

Make a free website with Yola